quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Hortaliças

Hortaliças
Saladas, refogados, ensopados, molhos, assados, suflês: qual é o prato que não contém uma hortaliça? Elas são tão importantes na nossa alimentação que é praticamente impossível pensar em um prato sem alguma delas.
O QUE SÃO ?
As hortaliças estão sempre presentes na nossa mesa, seja como simples ingrediente de um molho – uma cebola picadinha, por exemplo – seja como base de um prato principal – as alcachofras recheadas, por exemplo. Na verdade, o nome hortaliças é dado a todos os produtos de horta, também conhecidos como verduras e legumes, e que podem ser comidos crus ou cozidos. Há uma grande quantidade de hortaliças e diferentes maneiras de classificá-las. Aqui elas estão divididas de acordo com a parte da planta que é consumida como alimento.
Hortaliça de folha
Acelga, agrião, alface, almeirão, azedinha, beldroega, bertalha, couve, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, serralha, taioba. São muito saborosas e têm grande concentração de vitaminas e sais minerais. Quando comidas cruas são muito ricas em vitamina C, ferro e cálcio.
Hortaliças de caule
Aspargo, ruibarbo, salsão. São parecidas com as de folha e nelas a cor verde também indica o alto valor nutritivo.
Hortaliças de flor
Alcachofra, brócolis, couve-flor, flor de abóbora. São ricas em sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e magnésio), mas perdem quase todas as vitaminas durante o cozimento.
Hortaliças de frutos
Abobrinha, berinjela, chuchu, jiló, maxixe, pepino, pimentão, quiabo, tomate. Em geral, são boas fontes de vitamina A e C.
Hortaliças de semente
Ervilha, feijão verde, lentilha, milho verde. São ricas em proteínas.
Hortaliças de bulbo
Cebola, alho, alho-poró. Contêm vitamina C e uma substância chamada cistina, que lhes dá cheiro forte e faz com que sejam usadas como tempero.
Hortaliças de raiz
Beterraba, cenoura, nabo, rabanete. Têm muita vitamina A e ferro.
Hortaliças de tubérculos
Batata, cará, inhame, mandioca. São pobres em proteínas e gorduras e perdem toda a vitamina C durante o cozimento. São alimentos bons como fonte de energia.
OUTRAS CLASSIFICAÇÕES
As hortaliças também podem ser classificadas quanto à cor, divisão que indica a forma mais adequada de cozinhar cada produto. Os vegetais verdes devem ser cozidos rapidamente. Os amarelos e vermelhos cozinham em pouca água e fogo brando. Os brancos também devem ser cozidos em pouca água e fogo brando, mas quando forem duros, aconselha-se cozinhá-los em panela de pressão.
fonte:http://www.portaldoscondominios.com.br/culinaria3.asp

Nenhum comentário: